Nossa história

    Transcorrendo o ano de 2001, estando às margens do rio Elba. senti aproximar-se a realização de um sonho de infância, pois vislumbrava a magnânima Wittenberg, cidade que no século XVI desencadeou a transformação de toda a humanidade através da pregação, da parte de um padre agostiniano e professor de Teologia, Martinho Lutero de Eisleben, das “Noventa e Cinco Teses”, na porta de entrada da Igreja do Palácio (Schlosskirche). Ao chegar àquele lugar, vislumbrei tal igreja como a Igreja Municipal, que fora pastoreada por Lutero durante vinte e cinco anos, o Museu da Reforma, as casas de Melanchton e Lucas Cranach e, naturalmente, a outrora Universidade de Wittenberg e posteriormente residência do reformador, retornando aos dias atuais como faculdade de teologia, ainda que, diferentemente dos tempos áureos da reforma bíblica da igreja, hoje esteja abraçada à causa ecumênica que enlaçou o luteranismo no decorrer do século XX. Naquele momento veio-me à mente abrir uma faculdade de teologia, homenageando aquela cidade saxã ao nomear tal instituição de ensino com o seu nome.

    O projeto foi sendo gerenciado em meu interior até que, no ano de 2005, percebi que chegara o momento de planejar e implantar este sonho, tornando-o realidade. Assim, iniciado como um projeto interdenominacional de excelência acadêmica, foi fundada a Faculdade de Teologia Wittenberg, instituição de ensino onde a fé prática não seria substituída pela reflexão meramente teórica, onde a bíblia seria respeitada como a inspirada palavra de Deus, e onde os cristãos seriam fortalecidos pelo maior conhecimento das Escrituras Sagradas.

    O surgimento da Faculdade de Teologia Wittenberg trouxe consigo quebras de paradigmas, desde a seleção de seus professores, avaliando-os de forma rigorosa quanto ao conhecimento bíblico e das disciplinas a lecionar, assim como pela solidez confessional (evangélica e/ou protestante) que exige aos seus professores. Isso para não mencionar os demais diferenciais citados nas demais páginas deste alfarrábio.

    Entendendo que a história não é estática, mas publica as suas páginas com as tintas das transformações que efetua na sociedade, convidamos-lhe a fazer parte do corpo discente desta faculdade que já marcou o seu lugar no amanhã pela excelência de seu ensino, pela convicção de suas crenças e pela nobreza de seus ideais.

 

Rev. Martinho Lutero Semblano
Reitor e fundador da Faculdade de Teologia Wittenberg
Dia 6 de março de 2006.

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!